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fraudes e golpes

Como se prevenir de fraudes ou golpes?

A informação é a melhor forma de prevenção contra fraudes e golpes! Por isso, fizemos esse guia para evitar que nossos clientes sejam pegos de surpresa.

Caso receba ligações, mensagens ou e-mails suspeitos, supostamente realizadas/enviadas pelo AmericaBRB, preste atenção!

O número de telefone 0800 879 8585 não realiza ligações para clientes.

  • Nunca iremos te ligar ou mandar mensagens solicitando:

    Digitação ou fornecimento de dados pessoais, senhas e tokens;

    O recolhimento de cartões bancários em sua residência, mesmo que inutilizados;

    A instalação de aplicativos.

  • Existem outros casos em que você deve ter atenção:

    Sempre confirme os dados do pagador e do beneficiário antes de pagar um boleto. Caso haja divergência, não faça a transação;

    Nunca aceite ajuda de estranhos quando estiver utilizando seu cartão ou aplicativo. Também não os deixe em posse de pessoas estranhas, nem que seja por pouco tempo;

    Nunca entregue seu cartão a terceiros. Caso ocorra esta situação, sempre confira se o cartão devolvido é realmente o seu;

    Ao realizar uma compra com seu cartão, verifique o valor antes de digitar a senha e confirmar a transação;

    Desconfie de contatos por aplicativos de mensagem solicitando dinheiro, pagamento de boletos ou transferências. Ligue para o contato e confirme a identidade dele antes de realizar qualquer transação;

    No caso de perda ou roubo do cartão, entre em contato imediatamente com a central de atendimento para solicitar o bloqueio/cancelamento.

  • O que fazer em caso de ser vítima de fraude ou golpe?

    Entre em contato com o AmericaBRB (0800 879 8585) o mais rápido possível, logo que identifique ter sido vítima;

    Registre uma ocorrência policial para que as autoridades investiguem o caso.  Para isso, acesse o site da Delegacia Eletrônica de sua região e faça o registro on-line ou procure a Delegacia de Polícia mais próxima.

Exemplos de golpes e fraudes

  • Golpe do falso contato e /ou central telefônica

    O criminoso entra em contato com o cliente, fazendo-se passar por funcionário do Banco e informa sobre uma suposta transação financeira suspeita na conta da vítima;

    Neste momento, o criminoso pode solicitar informações bancárias, senhas de acesso à conta, a instalação de aplicativos ou até mesmo que o cliente realize movimentações financeiras legítimas com o pretexto de que serão estornadas posteriormente;

    As justificativas que o criminoso pode utilizar para aplicar esse golpe variam bastante. Tenha atenção sempre redobrada ao receber esse tipo de contato.

  • Os casos mais comuns são:

    O criminoso solicita que uma “simulação de pagamento PIX” seja realizada, com o objetivo de estornar a tal “movimentação suspeita”. Não existe simulação de pagamento PIX para estorno. Este foi um termo inventado para enganar as vítimas;

    O criminoso solicita que a vítima instale um aplicativo, por qualquer pretexto. Este aplicativo permitirá que o criminoso acesse o telefone, obtenha todos os dados da vítima e faça movimentações financeiras por meio do aplicativo AmericaBRB.

    Caso receba uma ligação duvidosa, desligue e utilize outro aparelho para ligar para a nossa Central de Atendimento (0800 879 8585).

  • Golpe da clonagem do WhatsApp

    A vítima recebe uma mensagem de um contato pedindo dinheiro emprestado ou o envio de dados pessoais. Acreditando ser alguém conhecido, muitas vezes algum familiar, ela realiza a ação sem questionar;

    Na verdade, esse “conhecido” teve o acesso do WhatsApp roubado ou clonado e nem sabe, porque os criminosos são muito ágeis e acessam todas as conversas com quem a pessoa se comunicou;

    Outra forma comum desse golpe é quando o criminoso utiliza a foto de um contato conhecido para solicitar favores financeiros de um número diferente. Para isso, diz à vítima que trocou o número de telefone e que necessita de dinheiro para honrar compromissos, ou para qualquer outro motivo;

    Se algum de seus contatos está te pedindo dinheiro ou seus dados pessoais, ligue para essa pessoa, preferencialmente via chamada de vídeo e tente entender a situação. Verifique se realmente é a pessoa que você conhece antes de transferir qualquer quantia;

    Em caso de perda ou roubo do seu celular, comunique imediatamente o ocorrido à Central de Relacionamento do AmericaBRB pelo número 800 879 8585. Muito cuidado com abordagens por SMS, e-mail, WhatsApp, Instagram e nunca forneça dados pessoais.

    Proteja sua conta do WhatsApp por meio de verificação em duas etapas, seguindo as orientações

    IOS: Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

    Android: Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

    Restrinja o acesso de sua foto no WhatsApp, seguindo as orientações

    IOS: Ajustes > Conta > Privacidade > Foto do perfil > Apenas Contatos.

    Android: Configurações > Privacidade > Foto do perfil > Meus contatos

  • Golpe do Motoboy

    A vítima recebe uma ligação de uma pessoa se passando por um funcionário do banco AmericaBRB;

    Ele pede para confirmar uma compra que, na verdade, nunca aconteceu;

    O cliente não reconhece a compra e, então, o criminoso informa que o cartão foi fraudado. Em seguida, solicita a senha digitada, falada ou escrita, e pede para a vítima cortar o cartão, mas sem danificar o chip;

    Depois, o criminoso envia um suposto funcionário para recolher o cartão. De posse do chip intacto e com acesso a todas as senhas, os criminosos realizam movimentações financeiras, que podem variar entre compras, transferências e outras transações;

    O banco AmericaBRB nunca recolhe cartões bancários do cliente em sua residência, mesmo que inutilizados. Pedir que o cliente digite ou informe senhas também não é uma prática do banco. Caso precise descartar um cartão, destrua-o completamente, cortando o chip ao meio, e nunca o entregue a ninguém. Em caso de dúvidas, ligue para (0800 879 8585) ou se dirija à Agência AmericaBRB para solicitar o bloqueio do cartão e dos acessos à conta.

  • Golpe do phishing

    O Phishing é um dos tipos de fraudes mais difundidos e tem causado grande prejuízo ao sistema bancário. Os criminosos criam sites falsos, que imitam os dos bancos e, por meio de técnicas de engenharia social, induzem o cliente a acessá-los e a fornecer seus dados bancários e informações pessoais;

    A mesma técnica também é utilizada para criar sites falsos de grandes lojas de comércio on-line, onde capturam dados de cartões e informações pessoais;

    De posse das informações e dados capturados, os criminosos realizam operações financeiras, como compras, pagamentos, transferências, falsificação de documentos, entre outros;

    As páginas falsas são divulgadas por meio de mensagens eletrônicas (e-mail, SMS, redes sociais, etc.) ou em sites de busca (como Google, Yahoo, Bing);

    Navegando na internet de forma atenta e segura, é possível prevenir-se dos golpes mais comuns;

    O site do AmericaBRB nunca deve ser acessado por meio de sites de buscas ou por links recebidos por mensagens ou SMS. Digite o endereço https://americabrb.com.br/ de forma completa em seu navegador, e fique atento às páginas seguintes e a qualquer dado estranho que seja solicitado.

  • Golpe do site ou do link falso

    Na internet, criminosos usam diversas técnicas para induzir as pessoas a revelar informações como senhas, número do cartão de crédito, CPF, número de contas bancárias, entre outros dados. Eles enviam e-mails falsos ou que direcionem a websites falsos, e é assim que o golpe se concretiza: a vítima digita todos os seus dados, acreditando se tratar de um e-mail ou site oficial e seguro;

    Mantenha o sistema operacional de seu computador, tablet ou celular sempre atualizado e instale programas antivírus. Nunca use redes de internet wi-fi desconhecidas ou de locais públicos para efetuar transações bancárias.

  • Golpe do boleto

    Páginas de sites falsas são criadas para atualizarem/emitirem boletos. Geralmente, elas são acessadas após pesquisa nos sites de busca, como Google, Yahoo e Bing. Ao entrar nessas páginas falsas, a vítima acaba digitando dados pessoais e imprime um boleto, que pode até parecer verdadeiro, mas é impresso com linha digitável diferente e não correspondente ao boleto que a vítima deseja pagar;

    Quando o boleto é pago, o valor é repassado para a conta e/ou banco pertencente a outra pessoa. Também pode acontecer da vítima gerar o documento por meio de um computador infectado, onde um “malware”, criado para essa modalidade de golpe, que altera a linha digitável e, quando o boleto é pago, faz com que os valores sejam repassados para conta de terceiros e não a do verdadeiro beneficiário;

    Sempre que efetuar o pagamento de um boleto emitido pelo AmericaBRB, identifique se os três primeiros números da linha digitável são 070;

    Os canais de atendimento do banco AmericaBRB sempre informam os dados do banco, do beneficiário e do pagador do boleto. Sempre verifique, na tela de conferência do pagamento, se há divergências nestes campos. Se alguma informação não estiver correta, não pague. Entre em contato com o emissor do boleto;

    Se receber ligações ou mensagens informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie. A empresa e o banco já têm os seus dados, por isso, nunca passe informações pessoais por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens.

  • Golpe do falso anúncio de mercadoria

    O criminoso cria anúncio falso em páginas do Instagram, Facebook, OLX, entre outros, ou rouba uma conta de Instagram/Facebook para inserir anúncios falsos de mercadorias. A pessoa interessada é atraída pelo anúncio e entra em contato pelo WhatsApp do criminoso, requerendo mais informações sobre a mercadoria;

    O criminoso presta todas as informações solicitadas pela vítima em potencial. Por fim, diz que está vendendo o produto para um familiar ou amigo. O golpe se concretiza quando o comprador transfere o dinheiro para o criminoso, por meio de contas de terceiros;

    A mesma tática de golpe também é empregada no falso anúncio para venda de veículo. Nela, os criminosos utilizam anúncios de terceiros para negociar veículos usados ou seminovos. O objetivo do golpe é clonar anúncios reais e receber o pagamento do comprador interessado pelo veículo que nunca será entregue.

    Para não cair nesse golpe:

    Prefira negociar sempre com o próprio comprador/vendedor. Evite intermediários!

    Desconfie de ofertas muito atrativas, se você for o comprador;

    Vendedor colocou preço abaixo do mercado e o comprador negociou? Desconfie;

    A transferência do veículo deve ser realizada em um cartório. Somente faça uma transferência do valor no momento da assinatura do documento (comprador). Somente faça a transferência do veículo após a confirmação do seu banco de que o dinheiro está na conta (vendedor).